Ferrari ganha 84 mil euros por veículo e a Porsche 16 mil!
Em 2016 a Porsche entregou mais de 238 mil veículos aos seus clientes, um número que representa um lucro operacional total de 3,9 mil milhões de euros, um aumento de 14 por cento face a 2015. Contas feitas, e de acordo com o mais recente relatório da "Bloomberg", a fabricante de Estugarda somou um lucro líquido de cerca de 16 mil euros por veículo, um aumento de nove por cento face ao ano anterior.
Recorde-se que a BMW e a Daimler (onde se inclui a Mercedes) garantem uma média de lucro de 4660 euros por modelo vendido.
Além da crescente popularidade deste tipo de carroçaria, esta popularidade do Macan também se pode justificar com o facto de ser o segundo modelo mais barato da marca, já que arranca (em Portugal) nos 68 817 euros, pouco acima dos 718 Cayman e Boxter, que começam nos 64 667 e 66 758 respectivamente.
A tendência dita que os números da Porsche continuem a crescer nos próximos anos, até porque em breve teremos a primeira berlina completamente eléctrica da fabricante de Estugarda, o Porsche Mission E. Mas mesmo tendo em conta o aumento das vendas, no que a lucro por veículo diz respeito, a Porsche ainda está longe da Ferrari, que conhece este "jogo" melhor do que ninguém.
Ainda assim, manter a produção controlada parece ser a solução que a Ferrari encontrou para que os seus veículos valorizem e que os preços possam continuar… elevados! Mas se pensa que os lucros da Ferrari vem todos dos automóveis está enganado, é que cerca de 30 por cento do "negócio" da Ferrari é proveniente de parques de diversões (recorde-se que em breve vai abrir um em Espanha) e merchandising, o que atesta bem do valor da Ferrari enquanto marca.
Recorde-se que só no ano passado a Ferrari somou um lucro recorde de 400 milhões de euros, o que representa um aumento de 38 por cento face a 2015. Os principais responsáveis por este aumento são os modelos 488 GTB e Spider e o GTC4Lusso.